Direito Previdenciário

Auxílio-Doença

O auxílio-doença é o benefício que todo segurado da Previdência Social recebe, mensalmente, ao ficar temporariamente incapacitado para o trabalho, por motivo de doença ou acidente de qualquer natureza, inclusive de trabalho. Dessa forma, o trabalhador segurado continua recebendo uma renda que pode ajudá-lo até seu retorno a função no trabalho. O valor do benefício equivale a 91% da remuneração do trabalhador, limitado ao teto da Previdência.
 
Quem tem direito
 
Tem direito ao auxílio o empregado segurado que necessitar se afastar do trabalho por mais de 15 dias por causa de uma doença ou acidente de qualquer natureza, desde que o acidente ou a doença ocorram após a filiação a Previdência.
 
Carência
 
O trabalhador segurado tem que ter contribuído para a previdência Social por no mínimo um ano, para receber o auxílio-doença. No caso do segurado especial (trabalhador rural), é preciso que aja a comprovação de trabalho por um ano, como ocorre com os outros segurados.
© 2018 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia