Direito Previdenciário

Auxílio Acidente

Esse benefício é uma espécie de indenização concedida ao contribuinte da Previdência Social que sofreu acidente de trabalho ou desenvolveu alguma doença causada pela profissão e, por isso, perdeu a capacidade de exercer o trabalho que fazia habitualmente.
Se você se encaixa em algumas dessas características e contribui para a previdência Social, tem direito a uma renda mensal no valor da metade do salário.
 
Quem tem direito
 
Pessoas que tenham recebido auxílio-doença e  que, embora tenham recuperado a capacidade de trabalho, permanece com sequelas do acidente que afetem o desempenho de suas atividades.
 
Fique Ligado
O auxílio acidente não exige tempo mínimo de contribuição para ser concedido.
 
O INSS considera acidente de trabalho o ocorrido com o segurado em seu local de trabalho e sua casa e vice versa. Esse benefício pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários, uma vez que possui caráter indenizatório, deixando, entretanto de ser pago quando o trabalhador se aposentar.
© 2018 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia